Com ajustes nas férias por causa da COP 30, estudantes voltam às aulas na Grande Belém
14/07/2025
(Foto: Reprodução) Volta as aulas são antecipadas em Belém, Ananindeua e Marituba devido à COP30
Estudantes de escolas estaduais, municipais e particulares de Belém, Ananindeua e Marituba, na Região Metropolitana, voltaram às aulas nesta segunda-feira (14) . O calendário de férias de julho foi ajustado por causa da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), em novembro na capital paraense.
🗓️ Nos demais 141 municípios paraenses, os alunos da rede estadual retornam às aulas em 31 de julho.
São mais de 168 mil estudantes na rede estadual em Belém, Ananindeua e Marituba que começaram as férias em 30 de junho. Eles terão outro período de férias entre 5 e 21 de novembro, estabelecido em decreto estadual.
⏰ Na manhã desta segunda-feira, o movimento foi tranquilo entre os estudantes na escola Ulisses Guimarães (veja no vídeo acima).
O colégio é uma das 17 unidades de ensino estaduais que serão usadas como hospedagens durante a COP. As escolas estão passando por obras para receber o públlico em novembro.
Volta às aulas da sférias de julho em Belém foi antecipada por causa da COP
Amanda Pinheiro/TV Liberal
LEIA TAMBÉM: Obras da COP 30: Conheça as escolas que devem servir de hospedagem em Belém
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
A expectativa é que a capital receba 50 mil pessoas durante a COP, o que deve movimentar diferentes setores e intensificar o fluxo de veículos nas ruas. Além de estabelecer férias escolares durante a COP, o decreto estadual proibiu que servidores estaduais e militares de terem férias durante a conferência.
A COP 30 também alterou as datas da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 nas três cidades da região metropolitama: em Belém, Ananindeua e Marituba as provas serão aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro. Nas demais cidades do Pará, a data segue o mesmo calendário nacional: 9 e 16 de novembro.
O ano letivo 2025 na rede estadual do Pará começou em janeiro para os cerca de 500 mil alunos e terá 200 dias, mesmo com as alterações.
📍Em 24 de novembro, quando grande parte do público da COP deve ter deixado a capital paraense, as escolas das redes pública estadual, municipal e particular voltam as aulas.
"A Seduc esclarece que cada escola estadual têm autonomia para definir a programação para o retorno. O calendário escolar de 2025 se encerra para toda a rede estadual no dia 18 de dezembro", informou a Secretaria de Estado de Educação do Pará em nota.
Para atender à demanda durante a COP, além de escolas, estão sendo viabilizados motéis, hotéis e alugueis por plataformas como Aibnb, reformas de prédios antigos e a criação de hotéis em navios de cruzeiro, que serão de responsabilidade da Embratur.
LEIA MAIS:
Motéis da Grande Belém se reinventam com treliches e deixam apelo erótico de lado para receber turistas da COP 30
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as principais notícias do estado no g1 Pará