Jovem liderança ambiental de Santarém vence prêmio nacional 'Chico Mendes Vive'
28/10/2025
(Foto: Reprodução) Darlon Neres venceu o Prêmio Chico Vive na categoria Bioma Amazônia
Divulgação
O jovem santareno Darlon Neres, integrante do projeto Guardiões do Bem Viver foi o vencedor do Prêmio Chico Vive, na categoria Amazônia. A premiação ocorreu no dia 23 de outubro de 2025, no Teatro Cultura Artística, em São Paulo (SP).
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Darlon Neres é um jovem ativista ambiental, 24 anos, estudante de Antropologia na Universidade Federal do Oeste do Pará, reconhecido por sua dedicação às causas ligadas à preservação da natureza e à conscientização sobre os impactos das mudanças climáticas.
A cerimônia de premiação contou com a apresentação do ator Bruno Gagliasso e da jornalista Aline Midlej. Dos mais de 500 projetos inscritos, 18 foram finalistas e os seis vencedores representaram cada bioma brasileiro: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.
Darlon Neres, filho da região do Assentamento Agroextrativista Lago Grande, é uma liderança jovem e estava concorrendo pelo bioma Amazônia no prêmio Chico Vive da plataforma Chico Vive, que tem patrocínio do Banco do Brasil.
Darlon Neres vence prêmio Chico Mendes Vive
Darlon lidera lutas para a preservação da floresta no coletivo Guardiões Bem Viver no Assentamento Agroextrativista Lago Grande, atuando como um guardião dos povos da floresta, e sua voz tem ecoado pela defesa de seu território.
“Eu dedico esse prêmio vai a todos os jovens da Amazônia que resistem nos mais diversos territórios, em especial a Juventudes do meu território o PAE Lago Grande, somos sementes plantadas que temos um compromisso com os povos-Floresta”, disse Darlon.
Integrante do coletivo Guardiões do Bem Viver, Darlon Neres é 2° secretário da FEAGLE, e está atualmente está no programa de proteção de defensores de direitos humanos, por estar sob ameaça de morte pelo fato de defender o seu território do desmatamento ilegal.
Engajado em movimentos sociais e em seu coletivo, Darlon tem se destacado pela capacidade de agregar pessoas em campanhas de mobilização, e na promoção de debates sobre a defesa do bem viver e os direitos da natureza, e da mobilização para reconhecer os direitos do Rio Arapiuns. Sua voz ativa em eventos nacionais e internacionais o tornou uma referência para jovens que buscam se engajar nas causas ambientais.
“Estamos em guerra, uma guerra contra a natureza e chegou o tempo de agir. Somos a geração que pode salvar o planeta. Esse prêmio é mais que um reconhecimento, é a oportunidade de mostrar a tantos outros jovens que a chama da esperança por um mundo melhor é possível, um mundo onde todos povos e seus territórios serão respeitados e terão direitos garantidos, sem violência e com justiça”, enfatizou.
A trajetória de Darlon o coloca como um exemplo de liderança jovem comprometida com o futuro do planeta e com soluções para as mudanças climáticas.
Sobre o prêmio
O legado de Chico Mendes, líder seringueiro assassinado há quase quatro décadas que virou símbolo da defesa da Amazônia, é celebrado em uma premiação inédita: o Prêmio Chico Vive.
O Prêmio é uma iniciativa do Estúdio Escarlate e da Plataforma Chico Vive, patrocinada pelo Banco do Brasil. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 23 de outubro, no Teatro Cultura Artística, em São Paulo, com apresentações inspiradas nos diferentes biomas. A proposta é que o evento seja um espaço de encontro entre ativistas, artistas e comunidades tradicionais.
Em 2025 foram premiados seis jovens, cada um representando um dos biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região