Projeto 60+ Tapajoara fortalece integração entre universidade e comunidade idosa em Santarém
03/09/2025
(Foto: Reprodução) Oficina de compostagem do projeto 60+
Alcilene Sousa
A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), iniciou a segunda etapa do Projeto 60+ Tapajoara. A ação ocorreu nos dias 1º, 2 e 3 de setembro, reunindo 30 idosos atendidos pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI).
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Nesta edição, os participantes tiveram acesso a uma programação diversificada, com oficinas de biscuit, miçangas, música e artesanato, além de visitas a laboratórios da universidade, como a Fábrica de Ração para Peixes, o setor de Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal e a oficina de compostagem. As atividades foram realizadas nas dependências da Ufopa, promovendo ensino, cultura e inclusão social.
“O Projeto 60+ Tapajoara é uma experiência transformadora para os nossos idosos. Essa parceria com a Ufopa mostra que a universidade pode ser um espaço de acolhimento, de novas descobertas e de fortalecimento da autoestima, permitindo que os participantes se sintam cada vez mais valorizados e incluídos na sociedade”, disse a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.
A coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, Alcilene Sousa, ressaltou a importância da troca de saberes. “Nossos idosos têm a oportunidade de aprender coisas novas, mas também de compartilhar seus conhecimentos e vivências. Essa interação é muito rica, pois valoriza a experiência de vida deles e fortalece o vínculo comunitário.”
Idosos participando de atividade na Ufopa
Alcilene Sousa
Representando a Ufopa, a assistente social e coordenadora do Projeto, Patrícia Borges, enfatizou a continuidade e expansão da proposta. “Este é o terceiro ano que recebemos os idosos em nossa unidade. O projeto nasceu da missão da universidade de compartilhar seu conhecimento com a sociedade, e cada edição reafirma o quanto essa iniciativa é necessária. Queremos ampliá-la nos próximos anos, pelo impacto positivo que tem não só em Santarém, mas em toda a região”, disse.
Mário Marinho, um dos participantes, está entusiasmado com a experiência. Ele disse que o ensinamento da compostagem despertou o seu interesse. "A gente começa desde a separação do lixo em casa, para depois gerar essa outra parte, que é a compostagem. Para mim, está sendo muito importante, muito proveitoso, inclusive para aplicar no meu dia a dia, em casa, na casa dos meus filhos e assim por diante. Repassar essa mensagem para nossos vizinhos também. Eu acho isso muito importante.”
O Projeto 60+ Tapajoara reafirma a importância de parcerias interinstitucionais no fortalecimento da inclusão, da troca de saberes e da valorização da pessoa idosa, tornando a universidade um espaço vivo de convivência e cidadania.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região