Projeto 'Curimbó' será apresentado em Alter do Chão durante período da Festa do Sairé 2025
16/09/2025
(Foto: Reprodução) Ritmo contagiante do Carimbó será apresentado aos participantes do projeto (imagem meramente ilustrativa)
Ascom PMO / Divulgação
O projeto Curimbó – A Música Sagrada e Encantada da Floresta chega à vila de Alter do Chão, em Santarém, oeste do Pará, na sextta-feira (19), durante o Sairé 2025, uma das festas mais tradicionais da Amazônia. A programação gratuita terá três dias de atividades formativas, rodas de conversa e intercâmbio com artistas locais, finalizando com um show colaborativo de carimbó no domingo (21).
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Idealizado pelo cantor, compositor e pesquisador André Nascimento, o projeto já percorreu as regiões do Marajó (Soure) e do Salgado (Fortalezinha), promovendo encontros entre mestres da cultura popular, músicos e produtores culturais. Agora, a iniciativa chega ao Tapajós, reforçando a proposta de valorizar a memória, a ancestralidade e a força do carimbó como expressão viva da floresta.
Ao longo da vivência, os participantes terão contato com aspectos históricos e simbólicos do carimbó, desde suas raízes indígenas, africanas e europeias, até sua relação com o sagrado e as cosmovisões amazônicas. Mais do que oficinas, o circuito é pensado como um espaço de troca, diálogo e celebração.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo Instagram oficial do artista: @andrenascimentoartistaoficial. O público-alvo são mestres, mestras, produtores culturais, músicos, artistas populares, poetas e demais agentes culturais a partir de 18 anos.
O projeto é contemplado pelo edital de circulação da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB 2025), com realização da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult) e do Ministério da Cultura (MinC).
Programação
1º dia - 19/09 - De 14h às 18h
Breve apresentação do palestrante
Introdução do conteúdo teórico da palestra ao público
Avaliação e troca de experiências sobre o primeiro dia.
2º dia - 20/09 - 14h às 18h
Continuação do conteúdo da palestra ao público (finalização parte teórica).
Vivência (sonora/percussiva) - Momento será de interação dos participantes com seus instrumentos, conduzidos pelo palestrante à rítmica do Carimbó.
3º dia - 21/09 - 14h às 18h
Vivência (corporal) - momento de interação dos participantes à dança do Carimbó.
Avaliação e troca de experiências sobre a atividade como um todo, pondo em prática o conteúdo desenvolvido durante os três dias de atividades.
Show com André Nascimento e o Grupo Musical local, com roda de carimbó aberta, à todos os participantes.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região