Projeto 'Detranzinho' trabalha educação para o trânsito de forma lúdica com alunos de escolas públicas em Santarém
01/07/2025
(Foto: Reprodução) A Escola Municipal Escola Dom Lino Vombommel localizada na grande área do Santarenzinho, foi a primeira a participar do projeto. Alunos puderam aprender na prática sobre trânsito
Com um cenário montado que simula ruas, faixas de pedestres, sinais de trânsito e placas, crianças do 2º ao 4º ano de escolas públicas de Santarém, no oeste do Pará, estão vivendo uma verdadeira imersão educativa por meio do projeto “Detranzinho”, uma iniciativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A ação visa ensinar, de maneira lúdica, conceitos fundamentais sobre segurança viária, respeito às normas do Código de Trânsito Brasileiro e convivência cidadã no tráfego urbano.
“O Detranzinho é uma parceria que começou na sede do Detran e agora chega a Santarém com apoio do governo estadual. As escolas trazem os alunos até o Ciretran, onde agentes treinados recebem as turmas para trabalhar conteúdos teóricos e práticos de forma divertida”, explicou Ediney Martins, gerente do Ciretran local.
Alunos da Escola Dom Lino Vombommel foram os primeiros a participar do projeto
Kamila Andrade/g1
Na prática, as crianças assistem a apresentações e depois vivenciam um circuito simulado de trânsito. Elas se revezam como motoristas, ciclistas e pedestres, aprendendo sobre as placas de sinalização, semáforos e o uso correto da faixa de pedestres.
Formação de futuros condutores conscientes
A Escola Municipal Escola Dom Lino Vombommel localizada na grande área do Santarenzinho, foi a primeira a participar do projeto na tarde desta segunda-feira (30/06). O diretor Elias Silva de Mesquita reforça a importância da iniciativa.
“As crianças têm entre 7 e 9 anos. Essa vivência traz noções básicas de comportamento no trânsito. É uma brincadeira educativa, e isso gera um impacto emocional muito positivo nelas. Se esse projeto salvar uma vida, já valeu a pena”, afirmou.
O professor Denilson Souza, que acompanha a turma, destacou que a proposta complementa os diversos projetos que a escola já desenvolve, inclusive os de educação ambiental.
“Pouco tempo atrás, houve um sinistro na avenida próxima à escola. Isso acendeu um alerta. Participar do Detranzinho é uma forma de multiplicar esse conhecimento não só entre os alunos, mas também entre suas famílias”, ressaltou.
Crianças puderam aprender na prática sobre o trânsito
Kamila Andrade/g1
Olhar das crianças
Os pequenos também demonstraram empolgação com a atividade. Kemely Sophia, de 10 anos, destacou que aprendeu sobre placas e a importância de respeitar as regras das ruas.
“Achei bem legal e educativo. A gente aprendeu brincando. Já conhecia algumas placas, mas agora entendi melhor o que significam", disse.
Já Nicolas Emanuel, de 8 anos, contou, entusiasmado, que aprendeu a parar na faixa de pedestres.
“Tem que parar quando tem gente passando! Eu corri lá no circuito, aprendi um monte de coisa!”
O Detranzinho representa uma das estratégias de educação para o trânsito mais eficazes, segundo o Ciretran, justamente por atuar na base: a infância. O objetivo do programa é alcançar mais escolas da rede pública municipal ao longo do ano.
“A formação de condutores começa bem antes da carteira de habilitação. Começa no respeito, na empatia e no conhecimento das leis de trânsito desde cedo”, concluiu Ediney Martins.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região