Resultado de pesquisa de mestrado, cartilha auxilia profissionais de saúde no diagnóstico de arboviroses
23/08/2025
(Foto: Reprodução) Aedes aegypti, transmissor da dengue
MS/Divulgação
Pesquisa realizada por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCSA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), resultou em uma importante ferramenta para o combate às arboviroses na Amazônia: uma cartilha educativa focada no diagnóstico molecular.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O estudo, intitulado "Diagnóstico Molecular de Arboviroses: Capacitação Extensionista a Profissionais e Estudantes de Saúde no Interior da Amazônia" , de caráter quantitativo e descritivo, foi realizado com 50 estudantes de graduação e 20 profissionais de saúde da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém (Semsa).
O material, que aborda doenças como Dengue, Zika, Chikungunya, Febre de Oropouche e Vírus Mayaro, foi validado por especialistas e pelo público-alvo antes de sua publicação. A relevância da cartilha foi comprovada na prática: um questionário aplicado antes e depois da capacitação mostrou que o índice de acertos dos participantes saltou de 52,5% para 97,5%. Esse resultado significativo demonstra a eficácia do material em aprimorar o conhecimento e, consequentemente, o atendimento à população.
Estudo aponta avanço no diagnóstico molecular da dengue e outras doenças
A pesquisa também ressalta que, devido à alta incidência de arboviroses na região amazônica, influenciada pelas mudanças climáticas, a constante atualização de profissionais e estudantes é fundamental para um diagnóstico preciso e precoce. A pauta para a entrevista, portanto, é a cartilha, uma ferramenta que se mostrou primordial para proporcionar aprendizado atualizado e permanente.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região